Novo contraste oferece precisão e confiabilidade no diagnóstico de tumores do fígado

Exame de ressonância magnética com o medicamento já está disponível na CDPI

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A ressonância magnética é um exame de imagem sem radiação, que pode ser utilizado para visualizar diversas partes do corpo e identificar uma série de doenças. Vários diagnósticos podem ser obtidos através dela, como de neurorradiologia, exames cardíacos avançados, estudos funcionais do fígado e próstata, além de escleroses, derrames e tumores, tendinites e ligamentos rompidos.

O radiologista Leonardo Kayat Bittencourt, da Clínica de Diagnóstico por Imagem (CDPI), ao analisar a utilização de um novo meio de contraste nos exames de ressonância magnética feitos na clínica afirma: “O diagnóstico de câncer ou outras lesões do fígado tornou-se mais preciso e seguro para os pacientes”.

Trata-se de um contraste específico, chamado gadoxetato (Primovist, Bayer),  para células do fígado, que consegue detectar e diagnosticar com maior precisão as doenças relacionadas ao órgão. O produto, que já foi aprovado em 48 países, já está sendo utilizado nos exames da CDPI, a primeira clínica a adquirir o contraste no Brasil e a oferecer o serviço à população.

O medicamento que é utilizado rotineiramente em exames de ressonância magnética, é absorvido em 50% pelas células do fígado, ou seja, ele se acumula exatamente no local a ser analisado.

Com isso a capacidade de detectar alterações aumenta, além de oferecer menos riscos ao paciente, como explica o especialista: “Os meios de contraste que utilizamos até agora não apresentam especificidade para nenhum órgão, enquanto esse novo produto se acumula de maneira altamente específica nas células do fígado. Assim, caso haja algum tumor maligno primário ou metástase no órgão, o novo contraste realçará intensamente o fígado normal, porém não se acumulará na lesão, permitindo que o diagnóstico seja feito de maneira mais confiável”, afirma o médico.

Ainda de acordo com o Dr. Leonardo, a segurança do paciente também está garantida pela dosagem do contraste utilizada. “Com um volume pequeno do novo contraste é possível obter excelentes resultados em termos de imagem. Ele é capaz de aumentar a visibilidade das lesões que antes apareciam na ressonância como pequenos pontos ou como áreas duvidosas”, explica.

Cuidados no treinamento de corrida podem afastar as contusões

A incidência de lesões entre corredores pode chegar a 75%

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Quando alguém começa a praticar corrida, pode chegar a notar a melhora em seu fôlego e a adaptação do sistema cardiovascular em pouco tempo. Porém, o sistema musculoesquelético se adapta de maneira um pouco mais lenta, por isso, alguns cuidados são necessários para evitar lesões.

Como uma lesão pode levar à outra e um histórico de distensões predispõe a outras contusões, é preciso tomar cuidado desde o início do treinamento. Veja abaixo algumas dicas para correr sem se machucar.

1. Não exagere: No começo, três treinos semanais de até 45 minutos cada um, em ritmo leve a moderado são satisfatórios. Essa quantidade de exercícios também ajuda a fortalecer os músculos.

2. Respeite um intervalo de pelo menos 24 horas entre as corridas para não sobrecarregar ligamentos, tendões, músculos e ossos.

3. Se em uma semana o ritmo foi muito intenso, o ideal é maneirar na semana seguinte. A alternância na quilometragem ou na velocidade ajuda o organismo a se recuperar de exageros.

4. Procure o calçado mais adequado para diminuir o impacto ao correr.

O ideal é que o atleta também seja acompanhado por um profissional qualificado desde o início. Mesmo assim, se ocorrerem lesões ou sentir dor, consulte seu médico e respeite o tempo de recuperação para voltar a praticar atividades físicas.

Dormir bem é mais importante do que você imagina

Saiba o que muda no seu organismo quando você tem boas noites de sono

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Mais do que restaurar o corpo depois de um longo dia, dormir é fundamental para diversas funções no organismo.  Durante o sono é quando ocorre redução da pressão arterial, diminuição dos batimentos cardíacos e relaxamento muscular.

Além disso, alguns hormônios são influenciados pelo sono, como insulina, que controla as taxas de glicose no sangue, leptina e grelina, que controlam o apetite, hormônios da tireoide (que são essenciais para vários controles do organismo, como os batimentos cardíacos, a temperatura, o metabolismo mais rápido ou mais lento, e os movimentos intestinais), hormônio do crescimento e outros.

Quem não dorme bem também tem mais tendência a engordar, aumentar as taxas de gordura e açúcares no sangue, ter hipertensão e maior risco de doenças cardiovasculares.

Além disso, noites bem dormidas podem colaborar positivamente com vários outros mecanismos:

1. Saúde mental: O humor e as emoções ficam mais equilibrados. Quando não estamos com o sono em dia, temos maior tendência a desenvolvermos ansiedade e depressão, por exemplo.

2. Foco e memória: O cansaço pode causar esquecimentos e aumenta a chance de cometer erros nas atividades cotidianas. Depois de dormir bem, o raciocínio fica mais rápido e melhor.

3. Produtividade: Geralmente, sete a nove horas de sono ininterrupto melhoram a capacidade produtiva no dia seguinte.

4. Saúde física: O sono ajuda a fortalecer o sistema imunológico contra infecções, evita doenças crônicas e ajuda a manter o peso.

5. Segurança: Você fica menos propenso a ter problemas de atenção e pode evitar acidentes. Dirigir com sono, assim como realizar outras tarefas que requerem atenção, é perigoso para você e para os outros.

Como manter o ânimo no dia a dia?

Vários fatores podem contribuir para diminuir seu ânimo diário. Veja atitudes que podem melhorar sua rotina

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É normal ficar cansado no decorrer da semana, mas quando a falta de ânimo começa a atrapalhar a rotina, algumas medidas podem ajudar a manter o pique necessário para o dia a dia.

Corrida, caminhada e exercícios físicos em geral costumam aumentar o ânimo, a sensação de bem-estar e melhoram a disposição física para as atividades diárias. Outros benefícios são: reforço do sistema cardiovascular, estimulação do sistema imunológico e prevenção de doenças, como a obesidade.

A alimentação é um fator igualmente importante. Alimentos como frutas, vegetais, sementes e castanhas são mais naturais e melhores para o corpo do que o consumo excessivo de alimentos mais pesados como carne vermelha, por exemplo.

A falta de água pode ser um dos principais motivos para o cansaço e desânimo diários, portanto, para quem não gosta ou não tem o hábito de consumi-la com frequência, o ideal é beber aos poucos, aumentando a quantidade de copos no decorrer do dia, até chegar a algo em torno de dois litros. A água ajuda a manter a temperatura corporal. Se você não toma água, seu organismo esquenta mais do que o necessário e se cansa mais rápido.

A fadiga demasiada pode indicar também que algo não vai bem com seu organismo. Por isso, não deixe de procurar seu médico e realizar exames preventivos regularmente.

Osteoporose pode demorar a se manifestar

Para ficar longe da doença, o ideal é adotar medidas preventivas desde cedo

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A osteoporose é uma condição metabólica caracterizada pela perda progressiva da densidade óssea, aumentando o risco de fraturas. É uma doença silenciosa, difícil de ser descoberta, não apresentando sintomas no início e manifestando-se em fase avançada com a fratura espontânea de um osso, por exemplo.

Na maioria dos casos a osteoporose está relacionada ao envelhecimento e afeta ambos os sexos, mas é mais frequente nas mulheres, principalmente após a menopausa, devido à queda na produção de estrogênio.

Como todas as estruturas do nosso corpo, os ossos precisam se manter saudáveis. Eles estão em constante renovação e é esse processo permanente que possibilita a reconstituição do osso quando ocorrem fraturas.

A osteoporose ocorre quando o corpo deixa de formar material ósseo novo suficiente, ou quando o material dos ossos antigos acaba sendo reabsorvido pelo corpo. Em alguns casos podem ocorrer as duas situações. Se os ossos não se renovam como deveriam, ficam frágeis, porosos e mais suscetíveis à fraturas. A densitometria óssea por raios X é um exame fundamental para o diagnóstico da doença.

Fatores de risco

Vários fatores podem levar à doença, como histórico familiar, deficiência na produção de hormônios, alimentação deficiente em cálcio e vitamina D, baixa exposição à luz solar, sedentarismo, tabagismo e outros.

Prevenção

Medidas contra a osteoporose devem ser tomadas desde cedo, tanto na infância quanto na adolescência, para garantir maior formação de massa óssea, mas também durante toda a vida.

Priorizar alimentos ricos em cálcio, tomar sol para fixar vitamina D no organismo e praticar atividades físicas, como pilates, musculação e caminhada podem ajudar a manter a doença longe.

Com a colaboração de todos é possível acabar com a dengue

A melhor forma de se proteger do mosquito transmissor é evitar que ele se desenvolva

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Hoje, dia 05 de novembro, é o dia Nacional de Controle à Dengue. Esta data faz parte de um projeto desenvolvido pelo governo federal com o objetivo de mobilizar e informar a população sobre os riscos da doença.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima–se que mais de 80 milhões de pessoas são infectadas anualmente pelo mundo. No Brasil, o Rio de Janeiro tem sido um dos principais focos da doença. Seu clima tropical, as grandes concentrações urbanas, as deficiências na rede de água encanada e na coleta de lixo explicam o alto índice de proliferação do mosquito.

Qualquer local limpo e com água parada serve de “berço” para os ovos do Aedes Aegypti. A melhor forma de se proteger do mosquito é eliminar os criadouros. Medidas simples como não deixar acumular água em garrafas, pneus e vasos de plantas, por exemplo, ajudam no combate à doença. Para que haja maior proteção contra a dengue, estas medidas devem ser adotadas por toda a população.

Pensando nisso, o Ministério da Saúde fornece o número 0800 770 5870 para receber queixas sobre locais que possam ser abrigo para as larvas do mosquito. Eliminando os focos da proliferação, a prevenção ficará muito mais fácil.

Até 15% dos homens acima dos 50 anos podem ter câncer de próstata

Exames periódicos são a forma eficaz de prevenção

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O movimento conhecido como Novembro Azul é uma campanha para conscientização e prevenção contra o câncer de próstata. Depois do Outubro Rosa, mês da campanha que chamou a atenção das mulheres para a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, agora é a vez dos homens se preocuparem com a saúde da próstata.

A próstata é uma glândula que só o homem tem, localizada logo abaixo da bexiga e à frente do reto. Envolve a parte inicial da uretra, tubo por onde a urina armazenada na bexiga é eliminada. Ela representa um papel fundamental na fertilidade masculina, produzindo até 70% do sêmen. Embora seja formada por vários tipos de células, a maioria dos cânceres de próstata se origina nas glândulas que produzem líquido seminal.

Os exames de toque retal e PSA (antígeno encontrado no sêmen e no sangue) são essenciais para diagnóstico precoce deste tipo de câncer, que atinge cerca de 15% dos homens acima dos 50 anos. Se descoberto no início, o câncer de próstata tem 90% de chances de cura. A fase inicial não apresenta sintomas e as únicas formas de prevenção são ir ao urologista e realizar exames periódicos.

Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, o exame de toque retal deve ser feito a partir dos 50 anos para homens sem casos na família e aos 45 anos para homens com histórico familiar. Porém, boa parte da população masculina não toma as medidas necessárias, pois ainda há preconceito com o exame de toque retal. Por isso, a campanha de conscientização Novembro Azul é de extrema importância, já que a prevenção é o melhor tratamento.

Vida pessoal e profissional: como encontrar um equilíbrio?

Para que tudo ocorra de maneira saudável, é necessário que os dois lados da sua vida estejam completamente...

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Smartphones, notebooks e outros aparelhos comuns na vida moderna são úteis para resolver situações inusitadas fora do escritório, mas podem transformar as pessoas em escravas do trabalho. Esse cenário deixa claro a linha tênue entre vida pessoal e profissional. Mas, com tanta conectividade, como encontrar este equilíbrio?
O trabalhador moderno está cada vez mais conectado, e as empresas muitas vezes exigem essa dedicação. Para alcançar sucesso na carreira, é fundamental abraçar os objetivos e trabalhar para resolver problemas ou buscar melhorias. No entanto, para que tudo ocorra de maneira saudável, é necessário que os dois lados da sua vida estejam alinhados.
Ao invés de tentar fazer tudo ao mesmo tempo e alternar entre uma atividade e outra, aprenda a dar prioridade. Trabalhe nas atividades que você tenha classificado como mais importantes, dividindo o restante dos afazeres de acordo com a urgência ou necessidade. Desta forma, você consegue gerenciar seu tempo e realizar as demandas do seu dia.
Disciplina é uma das características mais importantes para a organização. Seja no ambiente corporativo ou doméstico, o importante é fazer as coisas certas, na hora certa. E nessa disputa entre o profissional e o pessoal, precisamos entender que um não funciona sem o outro, e por isso, os interesses devem caminhar juntos, para que não haja conflito ou insatisfação em nenhum dos lados.
Se o trabalho ainda for fonte de satisfação e estiver alinhado aos propósitos pessoais, o desequilíbrio tende a ser menor. O problema é quando o esforço vira fadiga permanente, falta de prazer e pensamentos negativos. Aí é hora de repensar suas prioridades, dando mais atenção aos cuidados pessoais e redefinindo a maneira como você tem aproveitado seu tempo.

Os cuidados com a saúde da sua pele precisam ser constantes

Ao longo dos anos, a pele, assim como todos os demais órgãos do nosso corpo, sofre alterações e vai...

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O protetor solar não deve ser utilizado apenas nos dias de sol, mas sim todos os dias, independente da estação do ano. A eficácia do protetor está diretamente relacionada com a dosagem correta que é aplicada sobre o corpo, levando-se em consideração a cor e o tipo de pele.

Assim como todos os demais órgãos do nosso corpo, a pele sofre alterações e vai envelhecendo. A exposição ao sol pode ajudar no combate a osteoporose e participa da síntese de vitaminas importantes para o crescimento infantil, por isso deve ser feita de forma responsável.

Os danos causados pelo sol são muitos, sendo o câncer de pele o mais perigoso deles. A proteção solar deve começar na infância, visto que o principal fator de risco é o efeito acumulativo da radiação solar na pele.

O correto é se proteger diariamente, mesmo em dias nublados, nas áreas expostas como braços, face e pescoço, reaplicando de três em três horas. Além disso, ao praticar atividades ao ar livre ou ao passar o dia na praia, devemos criar o hábito de nos proteger com chapéus e óculos de sol.

Cuide-se, não deixe de usar protetor solar!

Como envelhecer mantendo o bem-estar?

O ideal é se cuidar desde cedo!

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Nos últimos anos houve um aumento da expectativa de vida em mais de 30 anos. Porém o desafio não é mais somente aumentar a longevidade, e sim manter uma vida longa com qualidade.

Este acréscimo na expectativa e qualidade de vida é possível devido a diversos fatores, entre eles os avanços esperados nas áreas da medicina regenerativa e na biologia molecular que, segundo alguns estudiosos, não só podem retardar o processo de envelhecimento como também podem revertê-lo. Há um grande avanço que mostra que existem formas de entender melhor como funcionam as células e nosso organismo, podendo assim aumentar essa expectativa de vida.

O envelhecimento saudável consiste na busca pela qualidade de vida por meio de uma série de fatores que variam desde dietas apropriadas até a prática de atividades físicas, sempre em conjunto com um acompanhamento médico adequado. A combinação desses fatores ajuda a melhorar a autoestima e a autoconfiança, preservando e prosperando nossa independência física e psicológica.

Os avanços da medicina estão oferecendo cada vez mais recursos para que as pessoas cuidem da saúde. Muitos problemas podem ser evitados com acompanhamento médico adequado e exames de rotina. A maioria das doenças e debilitações ao longo da vida podem ter seus sintomas controlados, com mudanças simples de hábitos em nosso dia-a-dia.

Então, o ideal é se cercar destes cuidados desde cedo. E vale lembrar: o melhor tratamento para uma vida longa e saudável continua sendo a prevenção.