A cor do prato pode influenciar na alimentação

Maior contraste de cor significa menos exageros gastronômicos

sfcdpi-prato-corte

Pesquisa feita pela Universidade Cornell e publicada no Journal of Consumer Research concluiu que a cor do seu prato pode ter influência na quantidade de comida que você consome. O estudo reuniu vários estudantes para um teste saboroso – comer macarrão à vontade.

Era um esquema self service e havia duas opções de molho: molho sugo e molho branco. Metade comeu em pratos brancos e metade comeu em pratos vermelhos. O resultado foi curioso: quem comeu molho branco no prato branco ou molho vermelho no prato vermelho consumiu, em média, 22% mais massa que o grupo que não combinou as cores. E este teste foi repedido várias vezes, mantendo a média.

Existe alguma lógica nisso? Sim. “Quando há uma diferença clara entre a coloração do alimento e a do recipiente, a pessoa nota melhor o volume de comida que colocou no prato”, explica Brian Wansink. Ao ter mais consciência da quantidade de comida, a pessoa comete menos excesso.

Mais curioso ainda foi que os pesquisadores perceberam que as toalhas também ajudavam neste processo – quem comeu nas mesas com toalhas coloridas reduziu o volume servido em mais ou menos 10%.

Tags:, , , , ,