A importância do teste do pezinho

Toda criança tem direito a fazer o teste, que é obrigatório no Brasil.

Blog_Pezinho

Após 48 horas do nascimento, todo bebê deve fazer o chamado teste do pezinho, que permite obter o diagnóstico precoce de quatro doenças que não apresentam sintomas nos primeiros dias de vida do recém-nascido: fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, fibrose cística e anemia falciforme. Todas têm tratamento quando diagnosticadas em seu estágio inicial, nas primeiras semanas de vida da criança.

O exame deve ser feito de dois a cinco dias depois que o bebê nasceu. Uma amostra de sangue do calcanhar do recém-nascido é coletada. Essa região é escolhida por ter boa irrigação sanguínea e por causar menos dor – algumas crianças sequer choram durante a picada! O sangue coletado é colocado em um papel filtro e encaminhado ao laboratório. O resultado demora até 30 dias úteis para sair. Caso alguma doença seja identificada, uma nova coleta deve ser feita para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento, se necessário.

Os laboratórios Sérgio Franco disponibilizam o teste do pezinho para os recém nascidos. Para mais informações, entre em contato com a nossa central de atendimento ao cliente pelo telefone: (21) 2672-7070.

Tags:, , , , ,