Alergia alimentar – causas e tratamentos

Cólica, coceira, vermelhidão… às vezes uma comida inocente pode fazer o corpo reagir com força

sfcdpi-alergias-corte

Em filmes e séries sempre vemos pessoas que não podem comer amendoim ou castanhas que já ficam com o rosto todo inchado. Também é comum conhecer gente que não pode chegar perto de leite ou de frutos do mar – dá dor de barriga, coceira na pele. Estas pessoas são alérgicas a certos tipos de alimentos e esta situação está cada vez mais comum.

A predisposição genética costuma ser o principal motivo, mas há quem diga que os novos hábitos de limpeza, supervacinas e antibióticos também colaboram para fazer o corpo perder a noção do que é um real perigo. Explicamos:
a pessoa que sofre com alergia alimentar tem sensibilidade com alguma proteína do alimento. Quando esta proteína ou fragmentos dela são resistentes à digestão, a imunoglobulina E (um tipo de anticorpo), se confunde e identifica o componente como um invasor. O sistema imunológico recebe este alerta e encara o problema como um agente nocivo, enviando glóbulos brancos para o ataque – e eis que surge a reação alérgica, que pode ser cólica abdominal, diarreia, vermelhidão, coceira, inchaço, falta de ar ou até um perigoso choque anafilático.

Caso não se tenha certeza da existência da alergia (às vezes a comida estava simplesmente estragada), é possível realizar testes que podem comprovar o problema, como o teste de pele, de sangue ou até mesmo a ingestão de pílulas com possíveis alergênicos, feitos com acompanhamento médico. Assim fica mais fácil manter uma dieta que previne tais substâncias e procurar uma imunoterapia oral ou em forma de injeções.

Se, por acidente, a pessoa ingerir o alimento nocivo a intensidade pode variar. Sintomas leves podem ser tratados com corticosteroides, anti-histamínicos e sintomáticos. Já em casos de anafilaxia, é preciso uma injeção de epinefrina (adrenalina), que causa broncodilatação e controla a frequência cardíaca e a pressão arterial. Todos os tratamentos pedem a indicação de um médico e seu acompanhamento.

Tags:, , , , ,