Alergia x Intolerância alimentar: qual é a diferença?

Enquanto em uma o problema é o que você come, na outra é o quanto você come

corte05

Desconforto e sintomas parecidos: não se deixe enganar pelas semelhanças entre intolerância e alergia alimentar, elas são diferentes uma da outra! Para explicar de forma simples, a intolerância é quando o nosso organismo não consegue digerir certo alimento, causando cólicas, dores de cabeça e até incômodos articulares. Já a alergia é quando nosso corpo trata certo alimento como um “veneno”, criando anticorpos para combatê-lo.

A intolerância depende da quantidade de alimento ingerido para se manifestar. Se a pessoa for intolerante ao leite, por exemplo, isso quer dizer que o corpo dela não produz uma enzima chamada lactase, que digere a bebida. Por isso ela vai se sentir desconfortável ao tomar um copo de leite, mas não terá problemas em comer um pedaço de queijo, por exemplo, que já passou por uma fermentação, ajudando a digestão.

Na alergia não existe meio termo. Se a pessoa for alérgica ao leite, não importa se ela vai beber um litro, ou comer apenas um pedaço de queijo, a reação será a mesma e imediata, precisando de ajuda médica o quanto antes, para os sintomas não piorarem. Essa é outra grande diferença entre a intolerância e a alergia: na intolerância, a reação é mais lenta, e muitas vezes a pessoa nem consegue associar o desconforto a algo que comeu, enquanto que os sintomas da alergia se manifestam de prontidão.

Para diagnosticar as duas complicações é preciso uma análise minuciosa de vários fatores, como o histórico da pessoa e sua dieta, sugerindo o uso do alimento ou a eliminação dele para ver se os sintomas desaparecem. A alergia alimentar pode ser diagnosticada também com um exame de sangue que analisa o nível de IgE, um anticorpo produzido quando o paciente apresenta um quadro alérgico. O Sergio Franco tem o exame disponível em seus laboratórios.

Não há cura para nenhuma das duas complicações, mas é possível diminuir a intensidade da reação alérgica e saber a quais alimentos se é alérgico, para evitá-los. Já a intolerância é apenas uma questão de dosar a quantidade de alimento, para não sentir o desconforto. Vale lembrar que as duas podem ser desenvolvidas ao longo da vida, não necessariamente nascemos alérgicos ou intolerantes a algo.

Tags:, , ,