Alimentos da estação: abóbora

Além de saborosa, a abóbora inteira traz benefícios ao organismo

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A abóbora é um alimento com 1001 utilidades: pode ser consumida doce (em barra, cremosa, com coco, em bolo, em suco) e também salgada (sopas, tortas, massas, pães, risotos); sua casca, sementes, brotos e flores também podem ser aproveitados e, ainda por cima, ela é um verdadeiro remédio natural.

Rica em fibras, potássio, cálcio, fósforo, ferro, magnésio, zinco, fibra, riboflavina e vitaminas A, C, E e complexo B, o legume é um prato cheio para quem deseja cuidar da saúde. Os benefícios são vários, confira alguns deles:

Cuida da visão: com muita vitamina A e carotenoides, a abóbora ajuda a manter a visão aguçada.
É amiga da dieta: a combinação de alta concentração de fibras e baixas calorias é excelente para aumentar a sensação de saciedade e emagrecer.
Faz bem ao coração: suas sementes são ricas em fitoesteróis, substância que reduz o colesterol ruim.
Reduz o risco de câncer: o betacaroteno é um antioxidante que previne o câncer e a abóbora possui mais betacaroteno que os suplementos de farmácia.
Cuida da pele: seus fitonutrientes mantêm a saúde da pele ao ajudar a impedir os malefícios da luz solar, além de combater o envelhecimento precoce.
Traz bom humor: as sementes são ricas em triptofano, substância importante na produção de serotonina. O triptofano também ajuda no sono.
É aliada do treino: rica em potássio (mais do que a banana), ela equilibra os eletrólitos pós-treino e mantém os músculos funcionando com melhor desempenho.
Auxilia o sistema imunológico: uma xícara de abóbora cozida contém mais do que 11 miligramas de vitamina C, ou seja, 20% das 60 miligramas recomendadas diariamente.
Ajuda no funcionamento do intestino: é um laxante e vermífugo natural.

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