Alimentos da estação: Couve de Bruxelas

Famosa na Europa, esta verdura também merece espaço nos pratos brasileiros

sfcdpi-couve-corte

Parente próximo do brócolis e da couve e também conhecida como “repolhinho”: já dá para imaginar que a couve de bruxelas apresenta características das três verduras, não é? Muito comum na Europa, ela quase não frequenta os lares do Brasil, mas esta é a estação ideal para experimentá-la e aproveitar os seus benefícios para a saúde.

Seus níveis de vitamina C e vitamina K são excelentes e ela ainda contém boas quantidades de vitamina A, ácido fólico, zinco, selênio, fósforo, ferro, manganês e ômega-3. Um dos destaques é a presença de sulforafano, uma substância com propriedades anticancerígenas. Diversas pesquisas já relacionaram o alimento à redução da chance de desenvolver câncer de pulmão, de cólon, de bexiga, de próstata, de mama e de ovário.

Os fitonutrientes do vegetal ainda possuem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias e cuidam da saúde cardiovascular (ajudam a diminuir o colesterol ruim). Além disto, a couve de bruxelas é aliada do regime – uma xícara da verdura tem apenas 38 calorias.

Ela fica saborosa refogada com outros legumes, em ensopados, sopas ou cozidos com carnes e como tira gosto com molhos diversos. Aproveite!

Tags:, , , , ,