Alimentos da estação: Jabuticaba

Pequena notável cuida do lado interno e externo do corpo

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Quem olha para uma única jabuticaba pode não dar muito valor a esta frutinha silvestre 100% brasileira, mas a verdade é que tudo o que ela não tem de tamanho, ela tem de benefícios para a saúde.

Sua polpa e casca são ricas em ferro, fósforo, cálcio, vitamina C, vitaminas do complexo B e boas doses de niacina, taninos e antocianinas, substâncias que melhoram a digestão e são muito eficientes no combate ao aparecimento de células cancerígenas e tumores.

Segundo pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas, além de ajudar no funcionamento do intestino, a casca da jabuticaba pode reduzir dois tipos de câncer e ainda prevenir diabetes.

Transformada em pó e depois em um extrato, a fruta mostrou uma redução de 50% no crescimento de células de leucemia e células de câncer de próstata e também redução de 10% de glicemia. Até mesmo o colesterol sanguíneo foi reduzido.

Outro lado positivo das antocianinas é que, como têm efeito antioxidante, a jabuticaba ajuda a proteger e estimular a renovação dos tecidos ricos em colágeno, o responsável pela firmeza e elasticidade das paredes das artérias e também da pele. Resultado: menor risco de aterosclerose e menos rugas no rosto!

A combinação de nutrientes da fruta também turbina o sistema imunológico, evita a depressão e protege as células cerebrais, auxiliando a memória. Mais? Ela é aliada da dieta: cem gramas de jabuticaba têm somente 58 calorias e ela reduz a absorção de gorduras no intestino, dá sensação de saciedade e promove a desaceleração da absorção dos alimentos.

O consumo recomendado é de 10 jabuticabas por dia. Aproveite para também fazer sucos, bolos e geleias!

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