Alimentos que fortalecem o coração

Encontre a dieta perfeita para dar forças ao principal músculo do corpo

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De acordo com a Associação Americana do Coração, é importante manter uma dieta completa e rica em ômega-3 e outras gorduras poli-insaturadas, que balanceiam os níveis de colesterol e cuidam das nossas artérias.

As gorduras monoinsaturadas também são benéficas, assim como vitamina E, cálcio, potássio e selênio – todos já foram ligados à saúde cardiovascular. Mas onde estas substâncias se escondem?

  • Abacate, amêndoas, nozes e castanhas são fontes de gorduras boas. São calóricos, mas, ingeridos com moderação, não engordam;
  • Aveia: além das fibras boas para o sistema digestivo, ela dificulta a absorção do colesterol ruim na corrente sanguínea;
  • Alguns tipos de peixe, como salmão e sardinha, são ricos em ômega-3;
  • Frutas frescas oferecem cálcio e potássio suficientes para manter o ritmo cardíaco;
  • Couve, especialmente feita no vapor, possui ômega-3, fibras, antioxidantes e mais: um composto chamado glucorafanina, que impede que placas se formem nas paredes das artérias.;
  • Chocolate amargo: é gostoso, traz felicidade e baixa a pressão arterial ao melhorar o fluxo sanguíneo;
  • Rico em potássio, cálcio, magnésio e vitamina A, o tomate é importante para prevenir hipertensão e arritmia. Outra substância abundante é o licopeno, que mantém a elasticidade dos vasos sanguíneos.

Lembre-se: evitar alimentos ricos em sódio já ajuda bastante. No lugar do sal, tempere sua comida com ervas frescas.

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