Amêndoa, soja e arroz: conheça as alternativas ao leite de vaca

Além do leite de vaca, outras alternativas estão disponíveis no mercado para quem quer variar. Fique por dentro!

Amêndoa, soja e arroz: conheça as alternativas ao leite de vaca

Em tempos de dietas restritivas, as pessoas buscam alternativas para os leites de origem animal, que, por terem lactose – o açúcar do leite –, são vistos como vilões na busca do corpo ideal. Apesar de não ser comprovado que cortar a lactose emagreça, o hábito pode diminuir o inchaço abdominal e a retenção de líquido.

Só que, ao tirar o leite da dieta, você também pode estar tirando muitos nutrientes provenientes dele. Por isso, é preciso saber qual é a melhor alternativa para substituí-lo de acordo com as suas necessidades. Confira abaixo:

Leite de arroz

Ideal para quem tem intolerância à lactose e veganos, o leite de arroz tem mais carboidratos que o de vaca e baixo teor de gorduras, mas não tem proteínas. É importante prestar atenção no rótulo antes de comprar, já que algumas marcas não têm cálcio (importante para fortalecer os ossos) e adicionam açúcar à bebida. Com menos vitaminas que o leite de vaca e alto teor glicêmico, não é indicado para ser tomado todos os dias.

Leite sem lactose

Este tipo de leite é igual ao leite de vaca, só que sem a lactose, que é retirada por meio de reação química. Caso a pessoa queira emagrecer, o uso deste leite deve ser feito com cautela, pois o teor de gordura permanece o mesmo que o do leite normal, assim como os níveis de nutrientes são iguais, inclusive o do cálcio.

Leite de quinoa

Esta versão é uma das mais parecidas com o leite de vaca, pois é rico em minerais e proteínas, além de ter quantidades significativas de ferro, que ajudam o sistema imunológico e previnem a anemia. Com um valor nutricional alto, um ponto negativo do leite de quinoa é a falta de cálcio.

Leite de amêndoa

Rico em proteínas, o leite de amêndoa é bom para quem quer emagrecer, pois 200 ml dele têm apenas 34 calorias. O leite faz bem aos ossos por ter ácidos graxos, ômega 3 e vitamina D, porém é deficiente em cálcio.

Leite de soja

Com teores de proteínas e gorduras saturadas semelhantes ao leite de vaca, o leite de soja é uma boa opção para quem precisa controlar as taxas de colesterol. A quantidade de cálcio, porém, pode ser baixa, mas algumas marcas adicionam a substância em seus leites. A soja não é indicada para quem tem hipotireoidismo, pois ela impede o bom funcionamento da tireoide.

Tags:, , , , , , , ,