Andar e usar o celular ao mesmo tempo também é perigoso

Em 2010, 1506 americanos pararam no hospital enquanto usavam o celular na rua

sfcdpi-celular-corte

Não são todos os que respeitam, mas todo mundo sabe que existe um grande perigo em usar o celular no volante. No entanto, um novo estudo surgiu para mostrar que também existe risco em usar o celular enquanto estamos andando na rua.

Pesquisadores da Ohio State University juntaram dados no National Electronic Injury Surveillance System sobre Prontos-Socorros dos Estados Unidos e fizeram uma estimativa do número de pedestres que se machucaram de verdade enquanto usavam celulares no período de 2004 a 2010.

Eles descobriram que o número de acidentes aumentou bastante conforme os anos passaram – em 2004, apenas 559 pessoas se acidentaram desta maneira; em 2010, o número subiu para 1506. O número de acidentes acompanhou o crescimento do uso de aparelhos celulares e suas novas funções.

Os machucados variaram de escoriações simples (joelhos ralados e torções) a lesões sérias (concussões e fraturas). É importante considerar que ainda existem muitas pessoas que se machucam levemente e se trataram em casa ou em alguma farmácia, ficando de fora desta estatística.

Ao longo desses 6 anos analisados, cerca de dois terços dos acidentados tinham menos de 25 anos. “Os pais precisam ensinar os seus filhos a mandar SMS com segurança”, disse Jack L. Nasar, líder do estudo. “Da mesma maneira que eles dizem ‘olhe para os dois lados antes de atravessar’, eles deveriam dizer ‘pare e saia do meio do caminho quando for mandar mensagem ou falar ao celular”.

Tags:, , , , ,