Caminhar uma hora por dia reduz o risco de câncer de mama

Mulheres na pós-menopausa que caminham frequentemente podem reduzir o risco em até 14%

01

 

A Sociedade Americana do Câncer anunciou recentemente uma ótima notícia para este Outubro Rosa: uma simples caminhada de uma hora por dia pode diminuir de maneira significativa o risco de desenvolver câncer de mama.

O estudo acompanhou 73.615 mulheres ao longo de 17 anos e concluiu que mulheres na pós-menopausa que caminham 7 horas por semana tinham um risco 14% menor de ter a doença, em comparação com as mulheres que caminhavam no máximo 3 horas. Esta foi a primeira vez que a redução de riscos foi especificamente ligada à caminhada, independente de peso ou tratamento hormonal.

A epidemiologista Alpa Patel, da Sociedade Americana do Câncer em Atlanta, que liderou o estudo, afirmou: “Considerando que mais de 60% das mulheres já relataram andar diariamente, promover a caminhada como uma atividade saudável de lazer pode ser uma estratégia efetiva para aumentar a atividade física entre as mulheres na pós-menopausa”.

“Ficamos contentes em descobrir que, sem nenhuma outra atividade recreacional, apenas andar 1 hora por dia foi associado a um menor risco de câncer de mama nessas mulheres. Atividades mais longas e extenuantes reduziram ainda mais o risco”, acrescentou Alpa.

Aproveite esse estímulo para praticar mais atividades físicas e manter seu exames periódicos em dia.

Tags:, , , , ,