Colesterol “bom” x colesterol “ruim”: entenda a diferença

HDL ou LDL: Você sabe diferenciá-los?

Corte11

Quem nunca ficou confuso com os tais colesterol bom e ruim? Antes de entender a diferença entre eles, é importante saber que a palavra colesterol não significa que há algo errado no seu corpo: ele é um tipo de gordura que está no nosso organismo e é quem forma as membranas celulares, produz a bile, sintetiza hormônios, metaboliza vitaminas e até digere alimentos gordurosos.

O colesterol em si está no nosso corpo, e o que define se ele é bom ou ruim é a proteína que carrega. No caso da proteína HDL, o colesterol bom, ela está relacionada com a redução do risco de doenças cardiovasculares: quanto maior o nível de HDL no sangue, menos chances do paciente ter alguma doença que afete o coração. A HDL também é responsável por transportar o colesterol ruim do sangue e levá-lo para o fígado, onde será catabolizado e eliminado do organismo.

O colesterol ruim é carregado pela proteína LDL e faz mal para o nosso organismo. Seu transporte pela corrente sanguínea leva ao acúmulo de placas de gordura na parede das artérias, o que pode causar problemas de fluxo sanguíneo em diversos órgãos, como o cérebro e coração. Pode levar a pessoa a um derrame, ou infarto.

Um exame de sangue é suficiente para medir os índices de HDL e LDL. Com jejum de 12 horas, é recomendado evitar o consumo de álcool 72 horas antes do exame, e não ingerir comidas gordurosas 48 horas antes. O exame está disponível no Sergio Franco e também pode ser feito por coleta domiciliar.

Para prevenir a LDL, é preciso evitar ingestão de frituras, gorduras, gemas de ovos em excesso, leites e derivados (também em excesso), açúcares e pele de aves. Já para aumentar o seu nível de HDL é necessário praticar atividades físicas regularmente e acrescentar na alimentação frutas vermelhas e roxas, azeite de oliva, abacate, salmão e soja.

Tags:, , , ,