Como identificar o glaucoma

Doença afeta o nervo óptico e pode levar à cegueira

Corte10

O glaucoma é uma doença ocular associada à pressão elevada dentro do olho e causa danos no nervo óptico, responsável por levar as imagens do olho ao cérebro, onde são decifradas. Uma das principais causas de cegueira no mundo, tem sintomas sutis e, na maioria das vezes, o paciente sequer os percebe inicialmente. Quando nota os sintomas, na maioria das vezes, já está com danos significativos, como a perda de visão.

Seu diagnóstico é feito por meio de um exame oftalmológico, geralmente realizado na própria consulta com o médico, que mede a pressão ocular e a visão, avalia o nervo óptico e  detecta defeitos no campo visual. Por isso é fundamental fazer uma visita anual ao oftalmologista. Pessoas com antecedente na família devem ficar atentas a qualquer mudança na visão, principalmente após os 40 anos, quando aumentam as chances de incidência da doença.

Apesar do glaucoma não ter tratamento, colírios são indicados para diminuir a pressão ocular e auxiliar na desaceleração da perda da visão. Em alguns pacientes, porém, é necessário uma cirurgia para melhorar a pressão no nervo e assim retardar a cegueira.

Tags:, , , , , ,