Cuidados com exercícios durante o inverno

Roupas quentes e aquecimento são essenciais para um bom treino

blogSF08

O frio chega e a vontade de se exercitar parece que vai embora no mesmo instante. É importante não deixar o inverno vencer os ânimos e praticar atividades físicas mesmo nesta época do ano, tomando alguns cuidados para evitar lesões e, até mesmo, problemas cardíacos.

É importante sair de casa agasalhado, mesmo que você vá tirar o excesso de roupa ao longo do exercício. Calças compridas, camisetas de manga longa e casacos corta-vento são importantes. Quanto mais colados ao corpo, melhor, pois impedem que o ar frio passe pela roupa. Se estiver muito vento, use um óculos também.

Outro ponto importante é o aquecimento. Nada de sair já exigindo o máximo da musculatura, ela estará mais contraída e tensa e isso pode gerar lesões. Alongue-se bem antes e depois e foque em um bom aquecimento: cerca de 15 a 20 minutos antes de treinar de forma mais pesada. Nesta época do ano, infecções respiratórias são comuns, portanto, sempre preste atenção à respiração: inspire pelo nariz, para que o ar chegue aquecido aos pulmões.

Ao terminar o exercício, se hidrate. No inverno é comum as pessoas sentirem menos necessidade de tomar água, por isso não deixe de ingerir líquidos. E evite ficar com a roupa suada após o treino. Coloque roupas secas que vão te ajudar a manter a temperatura corporal.

Ainda assim, se tiver dificuldades para se exercitar no frio, o melhor é tentar praticar as atividades físicas em um ambiente fechado, que vai lhe dar mais segurança.

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