Deixe a sopa menos calórica

Um dos pratos preferidos da estação pode ajudar ou acabar com a dieta

sfcdpi-sopa-corte

O frio bate à nossa porta e não tem nada mais gostoso do que tomar uma sopa quentinha para aquecer o corpo e encher o estômago. Se preparada de um jeito, pode ser a melhor aliada do regime. Se preparada de outro, vira uma verdadeira bomba calórica.

Como uma alimentação balanceada é o segredo para uma vida saudável, veja algumas dicas para deixar a sua sopa mais magrinha sem perder o sabor:

– Fuja das carnes gordurosas: nada de bacon, linguiça ou picanha. Substitua por carnes magras, como peito de frango, patinho ou músculo, e mantenha a proteína no prato. Colocar um ovo também é boa solução.
– Invista nas leguminosas: a sopa fica nutritiva e pouco calórica quando colocamos feijão, lentilha, ervilha, grão-de-bico, soja… é só escolher.
– Não se esqueça dos carboidratos: ainda que crucificado por alguns, o carboidrato é muito importante para o funcionamento do nosso organismo. Coloque arroz ou macarrão na sopa – mas prefira as versões integrais. Batata, mandioquinha, beterraba ou abóbora são outras excelentes opções.
– Coloque muitas folhas: couve, escarola, acelga, espinafre… Todas estas folhas são ricas em nutrientes e combinam muito bem quando estão picadinhas na sopa.
– Esqueça o creme de leite: se você gosta de sopa cremosa, você pode substituir o creme de leite por queijo cottage, requeijão light, ricota ou até tofu.
– Aposte nas especiarias: alecrim, cúrcuma, gengibre, manjericão, orégano, pimenta, alho, salsa… Estes temperos não acrescentam calorias, dão um gostinho delicioso e ainda por cima aceleram a queima de gordura, desintoxicam, desincham e combatem a inflamação nas células. Muito melhor que os temperos prontos, cheios de sódio e gordura.
– Evite complementos: sopa combina muito bem com pãezinhos e torradas, mas se a sopa já tem qualquer carboidrato, você não precisa dobrar a dose. Tome sopa e somente sopa.

Tags:, , , , ,