Diabetes sem mistérios

É possível ter uma vida ativa e longa com diabetes, basta seguir as orientações do seu médico

sfcdpi-diabetes-corte

Nosso medico, o endocrinologista Dr. Mauro Scharf, explica como prevenir a doença:

Quais os tipos de diabetes?
Há vários tipos, mas os principais são o 1 e o 2. O tipo 1 acomete crianças, adolescentes e adultos jovens. É uma doença autoimune que mata células produtoras de insulina do pâncreas – por isso
a necessidade de injeções para regular a glicose. “O tipo 2 costuma aparecer depois dos 40 anos e é associado ao sedentarismo e à resistência da ação da insulina.”

É possível evitar o diabetes?
Para o diabetes tipo 1 ainda não há estudos conclusivos que apontem como evitar a doença. Já o tipo 2 pode ser retardado ou prevenido com atividades físicas, alimentação saudável, controle do peso e manutenção da circunferência abdominal sob controle.

Qualquer um pode
ter diabetes?

“Existem genes que predispõem a doença e até genes que protegem o indivíduo dela. Mas há necessidade de ‘gatilhos’ ambientais, que desencadeiam a doença. São nutricionais, infecciosos e outros agentes ainda não conhecidos.”

(Texto publicado originalmente na Revista Sérgio Franco CDPI. Você pode fazer o download para iPad neste link (http://bit.ly/Z6ustb) ou retirar sua versão impressa em qualquer Unidade de Atendimento (http://bit.ly/115N36x).)

Tags:, , , , ,