Dicas simples ajudam a reduzir o seu colesterol

Combata este vilão do coração fazendo pequenas mudanças no seu dia a dia

Blog06

Todo mundo já sabe que o colesterol alto é um grande inimigo do coração. Um simples exame de sangue já indica os índices de HDL e LDL, os famosos “colesterol bom” e “colesterol ruim”. O ruim, como o nome indica, é o que merece mais atenção – em excesso, ele pode se depositar nas artérias e provocar o seu entupimento, causando risco de doenças cardiovasculares.

Em contrapartida, é importante investir no colesterol bom, pois ele retira o excesso de gordura para fora das artérias, impede o seu depósito e diminui a formação das placas que entopem as veias.

Na teoria, é simples: evitar um e focar no outro. Mas, na prática, como podemos fazer isto?

– Respeite os horários das refeições, assim como a quantidade e a qualidade dos alimentos.
– Consuma de 3 a 4 porções de frutas por dia. Evite trocar a porção in natura pelo suco.
– Evite alimentos com alto teor de colesterol e gordura saturada, como carnes gordas, peles de aves, torresmo, bacon, embutidos, creme de leite, leite integral, queijos amarelos e frituras.
– Reduza o consumo de sal. Coloque o suficiente na preparação e tire o saleiro da mesa.
– Não se engane com o rótulo “diet” – estes produtos costumam ter mais gorduras trans que os convencionais.
– Consuma muita salada e aproveite para temperá-las com um fio de azeite de oliva extra-virgem (fonte de colesterol bom).
– Invista em peixes, nozes, abacate e castanhas, pois são ricos em ômega 3 e ômega 6, gorduras protetoras do coração.
– Abuse de aveia, frutas, legumes, verduras, soja, alho, cebola, suco de uva e cereais integrais (arroz integral, pães integrais e outros).
– Prefira carnes magras como peixe, frango e peru. Consuma-as sempre cozidas, assadas ou grelhadas sem gordura.
– Pratique exercícios físicos regularmente.
– Abandone o cigarro e diminua o consumo de álcool.
– Evite o stress.

Tags:, , , ,