Dietas com redução de açúcar são as mais eficientes, revela pesquisa

  Você acha que todas as calorias são iguais? Um estudo publicado no mês de setembro afirma que não. Pesquisadores relataram que dietas com baixo teor de gordura podem causar riscos à saúde e não são tão eficientes na perda de peso quando em comparação com os regimes com baixo índice de açúcar. A pesquisa […]

Acucar_editada

 

Você acha que todas as calorias são iguais?

Um estudo publicado no mês de setembro afirma que não. Pesquisadores relataram que dietas com baixo teor de gordura podem causar riscos à saúde e não são tão eficientes na perda de peso quando em comparação com os regimes com baixo índice de açúcar. A pesquisa foi realizada por especialistas de um hospital de Boston e publicada no Journal of American Medical Association.

Segundo os autores, com a redução de açúcar no sangue, seja para dietas de baixo índice glicêmico ou com redução de carboidratos, a resposta hormonal e metabólica do organismo melhora e quem ganha, ou melhor, perde com isso é a balança. As conclusões do estudo revelam ainda que dietas pobres em gordura reduzem a velocidade do metabolismo, dificultando a perda calórica. Além disso, esse tipo de restrição alimentar pode contribuir para maior resistência à insulina.
De acordo com os pesquisadores, por esse motivo, as pessoas que perderam peso com dietas de baixo teor de gordura tendem a voltar a engordar mais rápido, o famoso “efeito sanfona”, do que aquelas que seguiram dietas com redução nos índices de açúcar e carboidratos.

Uma alimentação que serve como exemplo de baixo índice glicêmico e que já foi elogiada por especialistas é a dieta do mediterrâneo. Rica em cereais, gorduras saudáveis, legumes frescos, peixes e vegetais, esse cardápio ajuda a manter os níveis de açúcar e hormônios estáveis após as refeições, já que sua digestão é mais lenta e gradual.

Vale ressaltar ainda que, nas dietas com redução de carboidratos, o estudo demonstrou aumento nos níveis da proteína C reativa, associada a risco mais elevado de doenças cardiovasculares. Por isso, as dietas com baixo índice de açúcar são mais recomendadas e até mais fáceis de seguir, uma vez que não eliminam nenhum tipo de alimento por completo.

A pesquisa avaliou 21 pacientes obesos, entre 18 e 40 anos de idade, que perderam até 15% de seu peso e foram submetidos aos três tipos de dieta relatados na matéria. Todas continham o mesmo número de calorias.

 

Fontes:

http://http://saude.terra.com.br/dietas/dietas-com-baixo-teor-de-acucar-sao-mais-eficientes-e-saudaveis-diz-estudo,212d475df1b28310VgnVCM10000098cceb0aRCRD.html

http://http://revistaepoca.globo.com/Saude-e-bem-estar/noticia/2012/06/dieta-com-baixo-teor-de-acucar-e-mais-eficiente-diz-estudo.html?id=198969&tit=Dieta+com+baixo+teor+de+a%26%23231%3B%26%23250%3Bcar+%26%23233%3B+mais+eficiente%2C+diz+estudo&cat=saude&url=http://revistaepoca.globo.com/Saude-e-bem-estar/noticia/2012/06/dieta-com-baixo-teor-de-acucar-e-mais-eficiente-diz-estudo.html&img=http://static.meus5minutos.s3.amazonaws.com/wp-content/uploads/2012/06/acucar_2806_321x295.jpg&head=http://www.meus5minutos.com.br/wp-content/themes/agregador/page-barra.php

Dra. Anna Gabriela Fuks (615039-RJ)
Editora médica

Roberto Maggessi (31.250-RJ)
Jornalista responsável

Tags:, , , , , , ,