Gravidez após os 40: o que eu preciso saber?

Pré-natal e acompanhamento médico antes e durante a gestação são essenciais

corte01

É cada vez mais comum mulheres optarem por terem filhos mais tarde, depois de conquistarem uma carreira consolidada e até mesmo uma condição financeira melhor. Dados do IBGE indicam que, de 2003 a 2012, houve um aumento de 17,6% de mulheres que engravidaram entre os 40 e 44 anos de idade.

Uma gravidez espontânea após os 40 anos é mais difícil de acontecer do que uma até os 35 anos, pois é a partir dessa idade que a mulher começa a ter uma quantidade menor de óvulos. Na maioria das vezes, é preciso um tratamento de fertilidade, e é essencial que um médico acompanhe a saúde da futura mãe antes mesmo dela engravidar. Nessa idade, a mulher já pode começar a ter problemas como diabetes, hipertensão e alterações cardiovasculares, que precisam ser tratadas antes da gravidez.

Abortos ou alterações cromossômicas, que podem causar a síndrome de Down e outras doenças, são mais recorrentes em uma gravidez tardia. Os pais devem entender esses riscos e estarem preparados caso a mulher aborte: cerca de 25% das gestações em idade materna avançada resultam em aborto espontâneo. Por isso, é essencial que a futura mãe faça o pré-natal, prevenindo algumas complicações.

No laboratório Sérgio Franco, além dos exames de pré-natal mais comuns, os pacientes têm à disposição o teste Pré-Natal Não Invasivo Panorama. O exame pode ser realizado a partir da 9a semana de gestação e analisa o DNA do bebê através do sangue da mãe, assim é possível prever antecipadamente alguma mutação cromossômica que pode causar síndromes genéticas como a Síndrome de Down, de Patau, de Edwards e de Turner.

Apesar de apresentar riscos, a gravidez em uma idade avançada não deve ser considerada um problema. Com o desenvolvimento da medicina, é possível ter gravidez, parto e pós-parto saudáveis, e a criança nascer sem qualquer complicação. Por isso o acompanhamento de um especialista é essencial, assim como estar atento aos exames solicitados por ele.

Tags:, , , ,