Herói do verão, ar condicionado pode se tornar vilão da saúde

Altamente requisitados nesta época do ano, aparelhos precisam de cuidados

Blog03

Que atire a primeira pedra quem nunca se suspirou aliviado ao entrar em um ambiente com ar condicionado após enfrentar o sol forte da rua. Com os recordes de temperatura sendo batidos neste ano, está cada vez mais difícil recusar o geladinho que vem destes aparelhos. Mas será que tanto ar condicionado faz mal?

Na teoria, não – mas só se ele não for usado em excesso e esteja em dia com a manutenção e a limpeza. É por isto que, na prática, pode vir a fazer mal sim. No quesito “excesso de uso”, o problema está no fato do ar condicionado retirar a umidade do ar. Quanto mais ressecado o ar, mais frio fica, mas isto resseca e irrita os olhos e as mucosas das vias aéreas.

Uma vez agredida pelo ar frio, a mucosa nasal perde a capacidade de impedir a entrada de bactérias, diminuindo a resistência e aumentando as chances de infecção. Se houver alguém doente no ambiente, por exemplo, as chances de contrair gripe e resfriado aumentam. Quem sofre de asma, rinite, sinusite e doença pulmonar obstrutiva crônica fica ainda mais sensível. Também é importante evitar sair de ambientes muito quentes e entrar em ambientes muito gelados, pois há risco de choque térmico.

Já no quesito “falta de limpeza e manutenção”, as implicações são mais complicadas. Além do acúmulo natural de poeira na máquina, durante o processo de refrigeração ocorre a condensação da água, e ela vem a se acumular no interior da máquina e favorece o surgimento de muitos fungos e bactérias.

A limpeza completa do ar condicionado – motor, filtro e dutos – deve ser feita, em média, uma vez por mês se for usado constantemente. Esse tempo pode variar dependendo das condições de operação da máquina, do ambiente e do tipo de aparelho. No caso de uso moderado, a frequência pode ser de até 6 meses.

E não se esqueça: beba sempre muita água, pingue soro fisiológico nas narinas, aplique hidratante labial e, para não abusar da saúde (e da conta de energia), intercale os períodos de uso. Se deixou o ar condicionado ligado a noite inteira, deixe-o desligado pela manhã, abra as janelas e deixe ventilar.

Tags:, , ,