Invista nos sucos naturais e acabe com o vício do refrigerante

Ainda que não seja fácil, dá para eliminar a bebida da sua vida aos poucos

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Todo mundo sabe que drogas e álcool podem viciar. Mas quase ninguém pensa que refrigerantes também podem causar o mesmo efeito de dependência.

Uma olhada rápida na internet já mostra inúmeros depoimentos de viciados na bebida borbulhante e às vezes o conteúdo impressiona – pessoas que não se lembram mais de quando beberam água pela última vez e outras que saíram na rua de madrugada em abstinência para comprar mais uma latinha.

Você nem precisa chegar a esse ponto para querer se livrar do vício. Cheios de substâncias químicas vazias, que não alimentam nem nutrem, os refrigerantes engordam e fazem mal à saúde. As versões diet, light e zero chegam a ser piores, de acordo com estudos – adoçantes, conservantes, muito sódio e fósforo prejudicam o corpo e enganam os compradores ao passar a imagem de “mais saudável”.

É preciso ter paciência para abandonar o hábito – um corte radical de um dia para o outro raramente funciona. Comece espaçando o consumo, depois se permita tomar uma vez no meio da semana e durante o fim de semana, depois só nos sábados e domingos e, por fim, deixe para tomar só em festas ou se já estiver tranquilo, corte de vez.

E o que fazer para substituir a bebida? Água é sempre a melhor pedida – simples, gelada, com um pouco de limão, com gás, aromatizada… Mas tudo bem, é claro que de vez em quando precisamos de algo mais doce – sucos! – e nesta hora também é preciso ter cuidado.

Sucos industrializados, aqueles de caixinha, em pó e até mesmo os de soja, além de não preservarem as propriedades nutricionais das frutas, às vezes contêm uma quantidade de calorias, açúcar, aromatizantes, conservantes e corantes que os tornam praticamente tão nocivos quanto os refrigerantes. Dependendo da marca, um suco de uva, por exemplo, pode ter até 70% a mais de açúcar do que um guaraná!

Se a intenção é ingerir líquidos mais saudáveis e com sabor, a melhor pedida é preparar sucos naturais, com polpa (e casca) de frutas e consumi-los na hora, geladinhos e sem açúcar. Ricos em fibras, cheios de vitaminas e minerais e energia, os sucos ainda ajudam a atingir a recomendação média do dia para quem torce o nariz para verduras e legumes.

Já fez o seu?

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