Leite materno também é bom para o desenvolvimento cerebral do bebê

Pesquisa encontra mais um benefício da amamentação

sfcdpi-leite-corte

A lista dos benefícios do leite materno é extensa: a criança que mama no peito pelo menos até os 6 meses de idade tem melhor formação do sistema imunológico, tem menos alergias, menor risco de obesidade, de anemia e de intolerância ao glúten, fica mais relaxada, tem o intestino protegido, fica com a arcada dentária mais desenvolvida e também tem o vínculo afetivo com a mãe reforçado.

Agora essa lista ganhou mais um item: o leite materno ajuda no desenvolvimento cerebral das crianças. O estudo foi realizado por cientistas da Brown University e contou com 133 crianças de 10 meses a 4 anos de idade divididas em 3 grupos – as que foram amamentadas exclusivamente no peito, as que só receberam fórmula e as que misturaram os dois tipos de leite.

Os bebês que apenas mamaram apresentaram maior desenvolvimento na massa branca do cérebro, incluindo as áreas associadas às funções sociais e emocionais, planejamento, habilidade motora e linguagem. Quanto mais leite do peito e menos fórmula, melhor o índice.

“Eu não estou dizendo que se você não mamou no peito, você está condenado”, explicou Sean C. L. Deoni, líder da pesquisa. “Nós não podemos controlar coisas como a interação do filho com seus pais, qual tipo de ambiente educativo em que ele vive. Existem muitos fatores que influenciam na formação de um adulto de sucesso”. Mas não custa nada dar uma ajudinha através do leite, certo?

Tags:, , , , ,