Maca peruana: tubérculo traz benefícios à saúde e ajuda na dieta

Consumida in natura ou na forma de farinha ou cápsulas, alimento absorve gorduras

Blog05

Seu nome ainda não fez fama no Brasil, mas a maca peruana está conquistando seguidores a cada dia que passa. Natural dos Andes, no Peru, o tubérculo tem gosto suave e lembra um pouco um rabanete, mas a sua fama não vem de seus dotes gastronômicos, mas dos seus benefícios para a saúde.

Como é rica em fibras, a maca prolonga a sensação de saciedade e diminui a absorção de gorduras. Além disto, ela consegue reduzir o nível de açúcar no sangue, prevenindo o diabetes. Juntos, estes “poderes” ajudam a controlar o peso e facilitam a dieta.

Fora isso, o alimento auxilia na calcificação e no desenvolvimento dos ossos, estimula as células vermelhas do sangue e aumenta a energia e a disposição. Quer mais? A maca peruana também ajuda a diminuir os sintomas da menopausa, possui ação antioxidante (combate os radicais livres) e, consequentemente, evita o envelhecimento precoce e as doenças cardiovasculares. Vitamina C, vitamina E, ferro e zinco ainda aparecem para fechar a equação e, só para constar, foi comprovado que o tubérculo aumenta o desejo sexual e a fertilidade (segundo estudos da Universidade Cayetano Heredia, no Peru).

No Brasil, é mais fácil encontrá-la no formato de farinha e recomenda-se o consumo de até duas colheres de sopa por dia. Adicione o pó em sucos, vitaminas, iogurtes, frutas ou qualquer outra receita – ela só vai adicionar 30 calorias ao seu prato!

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