O que é hanseníase?

Doença infectocontagiosa tem cura e tratamento gratuito pelo Ministério da Saúde.

Blog_Hanseniase

Conhecida desde o início da humanidade, a hanseníase foi considerada um estigma durante muito tempo: os portadores da doença eram excluídos do convívio social e ficavam em um local afastado até a morte. Hoje, a realidade é outra, a hanseníase tem cura e o paciente não precisa ser isolado.

Popularmente chamada de lepra, a doença ataca a pele e pode afetar os nervos periféricos e os olhos. Sua transmissão é feita através das secreções das vias aéreas e pela saliva. Porém, a maioria das pessoas que entra em contato com o bacilo Mycobacterium leprae não manifesta a hanseníase, pois ela depende de um sistema imunológico fraco para se desenvolver. Apenas 5% dessas pessoas que tiveram contato com o bacilo contraem a doença.

Os sintomas da moléstia incluem dormência nas extremidades, manchas brancas e avermelhadas, sensação de formigamento, perda de tato e da sensibilidade ao frio e calor, alteração na sensibilidade da pele, diminuição da força muscular, caroços e placas no corpo. Mas é só com um exame que se pode diagnosticar a doença.

O tratamento é simples, porém demorado: o paciente deve tomar de dois a três remédios durante seis meses a um ano, distribuídos gratuitamente pelo Ministério da Saúde. Os pacientes que estão em tratamento regular, ou que já receberam alta, não transmitem a doença. É importante lembrar que o uso dos medicamentos não deve ser interrompido, por mais que o tratamento seja longo.

Tags:, , , , ,