Os benefícios da caminhada na terceira idade

Idosos que caminham têm menos chances de terem problemas físicos

78629240

Que caminhar faz bem todo, mundo já está cansado de ouvir. O que poucos sabem é que não há muitas evidências científicas que mostrem a eficácia do exercício. Um estudo inédito da revista médica norte-americana Jama comprovou que idosos que fazem caminhadas regulares têm risco menor de se tornarem fisicamente incapacitados do que os que não praticam nenhum tipo de exercício.

A pesquisa começou em 2010, com 1635 voluntários idosos e, ao mesmo tempo, sedentários. Ao serem divididos em dois grupos, os que faziam parte do primeiro deveriam caminhar 150 minutos por semana e fazer três sessões de dez minutos de musculação, também semanais. Enquanto isso, o segundo grupo apenas recebeu informações sobre a saúde na terceira idade.

Três anos depois, os resultados foram analisados: os integrantes do grupo que se exercitou durante todo esse tempo tinham 18% menos de chances de ter alguma dificuldade física e uma chance menor de ter alguma debilitação permanente no futuro. Além disso, caminhar mostrou-se importante para evitar problemas cardíacos.

Tags:, , , , , ,