Os homens precisam se preocupar mais com a saúde?

Veja os principais cuidados para cada fase de vida do homem.

SF_blog_Dia-do-homem

Como diz o ditado, prevenir é melhor do que remediar. Mas quando o assunto é a saúde do homem, nem sempre é isso que acontece. Em geral, os homens não têm a mesma preocupação com a saúde que as mulheres, que já iniciam os cuidados desde a adolescência quando começam as visitas ao ginecologista.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer, a cada ano, cerca de 60 mil novos casos de câncer de próstata aparecem no Brasil. E, junto ao esse tipo de câncer, as doenças do coração também são motivo de maior preocupação, por serem doenças muitas vezes assintomáticas e de difícil tratamento. É aí que entra a importância do diagnóstico precoce: com métodos avançados de medicina diagnóstica, é possível identificar até mesmo as doenças mais silenciosas e permitir um tratamento rápido e mais eficiente.

O ideal é que o homem procure um clínico geral ou um urologista pelo menos uma vez por ano na fase adulta. Mudando seu comportamento em relação aos cuidados com a saúde, você pode ter mais longevidade e qualidade de vida. No infográfico abaixo, separamos os principais pontos de atenção e exames para cada fase de vida do homem: