Pesquisa faz ligação entre boa saúde e casamento feliz

Na saúde ou na doença, mas geralmente com mais saúde que o normal

Blog04

 

Estudo divulgado na publicação científica Journal of Marriage and Family revela que, aparentemente, um casamento feliz faz bem à saúde. Pesquisadores de diversas universidades americanas se juntaram para analisar informações de 1.681 pessoas que permaneceram casadas com a mesma pessoa por pelo menos 20 anos (de 1980 a 2000).

Os participantes foram divididos em dois grupos: um de casais entre 18 e 39 anos e outro de casais entre 40 e 55 anos. Durante estes 20 anos de estudo estas pessoas foram contatadas 6 vezes e precisaram responder perguntas que procuravam medir a felicidade deles no casamento e a existência de problemas conjugais. Os entrevistados também foram convidados a classificar sua saúde como excelente, boa, regular ou ruim.

“O que descobrimos foi que existe uma relação entre a saúde e a felicidade nos dois grupos. Se eles estão bem de saúde, há mais felicidade”, diz Cody Hollist, da Universidade de Nebraska, coautor da pesquisa. Ainda que os pesquisadores não tenham conseguido dizer se a boa saúde causou felicidade ou a felicidade causou boa saúde, o fato é que os casais que planejavam programas juntos, como jantares e cinemas, tinham, em média, relacionamentos mais fortes e uma saúde melhor.

Considerando que em janeiro um estudo publicado pela Universidade de Medicina de Viena já havia constatado que beijos e abraços podem melhorar a saúde, esta nova pesquisa só reforça a ideia de que o amor faz muito bem.

Tags:, , , , ,