Tirar cutículas pode fazer mal à saúde

Hábito comum entre as mulheres brasileiras pode acarretar em diversas doenças.

Tirar cutículas pode fazer mal à saúde

Um hábito muito comum entre as mulheres brasileiras é o de retirar as cutículas com um alicate ao fazer as unhas no salão ou em casa. Mas você sabia que isso pode fazer mal à saúde?

A cutícula é uma barreira que protege suas mãos e seu organismo de fungos e bactérias. Por isso, sua ausência facilita a entrada no nosso organismo de uma série de doenças – micose e hepatites B e C são apenas alguns exemplos. Além disso, há o risco de cortar um pedaço além da cutícula e ter uma inflamação na pele.

Para evitar que isso aconteça, é possível, sim, parar de tirar as cutículas. O segredo está na hidratação algumas vezes ao dia com cremes e óleos específicos para esta área. Aos poucos, elas vão ficando mais finas e imperceptíveis. E os benefícios não param por aí: com o tempo, as unhas tendem a ficar até mais fortes e saudáveis!

Ao fazer as unhas, você pode pedir para a manicure apenas empurrá-las, e assim as mãos ficam com uma aparência limpa e saudável, sem o risco de machucados. Se você faz as unhas em casa, a dica também é ter palitos de aço inoxidável, que são menos porosos – acumulando, assim, menos bactérias – que os de madeira e permitem que você os esterilize em água fervente antes de usá-los.

Caso tenha algum problema com suas cutículas, vale consultar um dermatologista para tirar todas as suas dúvidas e realizar um tratamento adequado.

Tags:, , , ,