Treinos funcionais cuidam do corpo todo de maneira mais agradável

Modalidade ganha novos adeptos a cada dia, seja na praia ou na academia

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A cena está cada vez mais comum para quem mora em cidades litorâneas: enquanto algumas pessoas relaxam ao sol, outras suam a camisa com a ajuda de um personal trainer. Nada de cooper ou abdominal – são agachamentos, saltos, corridas, giros. Com a ajuda de bolas, escada de agilidade, elásticos de tração, cordas e cones, o chamado “treino funcional” desenvolve as atividades motoras básicas e a funcionalidade do corpo inteiro.

Estudos apontam que o treinamento funcional surgiu há mais de 50 anos nos EUA e Europa, mas o método ganhou mais adeptos nos últimos tempos, tanto na praia quanto na academia. Diferente do que acontece na musculação ou na ginástica localizada, quando um grupo muscular é exigido de maneira isolada, no treinamento funcional o corpo é trabalhado de uma vez e faz com que as nossas fibras musculares funcionem de maneira mais eficaz.

Seus movimentos são elaborados para aumentar a força e definir os músculos, mas também aumentar a coordenação, a flexibilidade, a velocidade e o equilíbrio, além de promover um grande trabalho cardiovascular e gastar muitas calorias.

Outro ponto positivo é que o treinamento funcional, quando realizado com a ajuda de profissionais, é extremamente adaptável para qualquer idade e necessidade – idosos, obesos, atletas, todos se beneficiam. Mas saiba que o treino é puxado e provoca um desgaste muscular maior no corpo, obrigando um iniciante a treinar apenas duas ou três vezes na semana. Consulte um professor de educação física!

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