Um refrigerante por dia pode aumentar o risco de diabetes em 20%

Estudo ainda alerta: quanto mais latas de refrigerante, maior o risco

sfcdpi-refrigerante-corte

Refrigerantes e bebidas artificiais cheias de açúcar não fazem bem para a saúde. Ainda que o consumo continue sendo alto, é fácil notar que eles não são a melhor opção para uma dieta saudável. A novidade é que um estudo europeu conseguiu mesurar o risco de diabetes envolvendo os refrigerantes.

De acordo com pesquisadores do Imperial College London, o número impressiona: quem bebe uma latinha de refrigerante por dia tem um risco de desenvolver diabetes 20% maior do que quem consome uma lata por mês.

“E para cada lata de refrigerante que um indivíduo bebe por dia, o risco de diabetes aumenta mais”, disse à BBC a pesquisadora Dora Romaguera. O diretor de pesquisas da Diabetes UK, Matthew Hobbs, ainda completou o alerta: o risco de desenvolver a doença é maior mesmo em pessoas magras que consomem refrigerante diariamente.

Em tempo: ainda que comprar refrigerante diet ajude a driblar este problema na teoria, na prática a situação é outra. O refrigerante diet leva adoçantes artificiais que tendem a ser muito mais doces que o açúcar comum, estimulando mais ainda o desejo natural de ingerir alimentos doces e ricos em calorias. Na dúvida, opte por água, chás e sucos naturais.

Tags:, , , , ,