Vida pessoal e profissional: como encontrar um equilíbrio?

Para que tudo ocorra de maneira saudável, é necessário que os dois lados da sua vida estejam completamente alinhados.

2810_SF_blog

Smartphones, notebooks e outros aparelhos comuns na vida moderna são úteis para resolver situações inusitadas fora do escritório, mas podem transformar as pessoas em escravas do trabalho. Esse cenário deixa claro a linha tênue entre vida pessoal e profissional. Mas, com tanta conectividade, como encontrar este equilíbrio?
O trabalhador moderno está cada vez mais conectado, e as empresas muitas vezes exigem essa dedicação. Para alcançar sucesso na carreira, é fundamental abraçar os objetivos e trabalhar para resolver problemas ou buscar melhorias. No entanto, para que tudo ocorra de maneira saudável, é necessário que os dois lados da sua vida estejam alinhados.
Ao invés de tentar fazer tudo ao mesmo tempo e alternar entre uma atividade e outra, aprenda a dar prioridade. Trabalhe nas atividades que você tenha classificado como mais importantes, dividindo o restante dos afazeres de acordo com a urgência ou necessidade. Desta forma, você consegue gerenciar seu tempo e realizar as demandas do seu dia.
Disciplina é uma das características mais importantes para a organização. Seja no ambiente corporativo ou doméstico, o importante é fazer as coisas certas, na hora certa. E nessa disputa entre o profissional e o pessoal, precisamos entender que um não funciona sem o outro, e por isso, os interesses devem caminhar juntos, para que não haja conflito ou insatisfação em nenhum dos lados.
Se o trabalho ainda for fonte de satisfação e estiver alinhado aos propósitos pessoais, o desequilíbrio tende a ser menor. O problema é quando o esforço vira fadiga permanente, falta de prazer e pensamentos negativos. Aí é hora de repensar suas prioridades, dando mais atenção aos cuidados pessoais e redefinindo a maneira como você tem aproveitado seu tempo.

Tags:, , , , , ,